Porque a gente tem fome.

OPINIÃO

A polêmica pela polêmica

A respeito do post “Muito o que falar sobre a nova campanha de Sergio K.”:

Recebi na tarde de quinta-feira, 15, um e-mail assinado por Sergio K que adoraria compartilhar com vocês. Infelizmente, a pedido, não publicarei.

Gostaria, no entanto, de fazer alguns esclarecimentos:

Conheço as biografias da modelo Carmen Dell’Orefice, 83, e da trans Amanda Lepore — esta, inclusive, já passou pelo Fast-food(e) anteriormente. Infelizmente, o que está em discussão não é a história de vida de cada uma delas, mas o que a campanha transmite.

Insisto: não se trata das personalidades envolvidas, mas o contexto em que são apresentadas e o que elas artisticamente representam.

Por exemplo. Amanda não é retratada na campanha como diva ou ícone underground, assim como Carmen não é apresentada como uma modelo de sucesso, capa da “Vogue” aos 13 anos e musa inspiradora de Salvador Dali.

Na minha leitura, elas aparecem como símbolo da decadência moral, da falta de dignidade humana, e isso é lamentável — exatamente pelo que representam.

Me questiono se Carmen, talvez, não tenha se submetido a isso exatamente porque perdeu toda a fortuna acumulada ao longo de anos de carreira. Não estará ela em busca de dignidade ao fim de uma vida inteira dedicada a moda?

Vale lembrar que minha opinião representa a impressão que tive a partir da divulgação de imagens fragmentadas da campanha. Elas estão lá no referido post. E é exatamente isso que, possivelmente, tenha causado minha divergente impressão.

Sim, divergente já que não expressa o que seus criadores gostariam de ler ou de ouvir.

Entendo que seja difícil para quem criou a campanha, ou está de alguma forma envolvido com a marca, conseguir visualizar isso. Acho uma pena.

Até aqui — vejam bem, até aqui! — a campanha me parece, sim, decadente! Entendi mal?

Mas, como bem esclarece Sergio K., as imagens fazem parte da fotonovela “Os Bastidores de Uma Vida Sem Limites”, ainda a ser lançada, e protagonizada por Sean O´Pry, numero 1 no Models.com. E de um filme bem-humorado, de 2 minutos, que, espero, consiga realmente nos fazer rir.

Quanto a criar polêmicas, não vejo problema algum. Desde que haja algo a se dizer.

E se, entendi bem, o que foi dito é que o ser humano é pobre, pequeno, inútil, mesquinho… enfim, pessoas decadentes e solitarias, dispostas a pagar qualquer preço por um momento de atenção.

Não concordo. Não gosto desta maneira depreciativa de se vender um produto. Não é assim que encaro a vida. Mas respeito. Até porque, é parte da realidade social em que vivemos.

Infelizmente também vivemos a era do politicamente correto. Onde dizer o que se pensa muitas vezes tem um preço. E, reitero, isso pode custar caro.

Acho louvável que Sergio K esteja disposto a pagar por isso.

7 Respostas

  1. William Matos

    a campanha transmite um lado da sociedade, muitas pessoas pagam por sexo hoje e sempre pagarao, e desde quando isso é errado em uma sociedade? a nao ser que vc seja um pastor, a grandiosa revista W ja reproduziu isso com a Madonna e Jesus Luz q tbm ficou otimo, na minha opiniao o blog falou o que nao devia e agora tera as consequencias, respeitar o trabalho de um profissional é muito importante quando se quer levar um site a sério, perdeu muitos pontos com esse post, com certeza saira dos meus favoritos e nao recomendarei p ninguem

    março 20, 2012 às 5:59 PM

    • Caro William,

      Eu não disse que pagar por sexo é “errado” — isso é você quem está dizendo. Eu afirmei que “não gosto” deste conceito.

      Quanto ao ensaio da “W” ,Madonna é capaz de seduzir! Quem disse que ela precisa pagar?! Ela é Madonna! Você interpretou como quis e eu fiz o mesmo com a campanha Sergio K — se bem que isso não é uma corrida de Fórmula-1, certo?

      E, por favor, não vamos colocar pastores no meio da nossa discussão, de onde você tirou isso? Este não é o foco!

      Quanto a acessar ou indicar o blog, fique à vontade para fazê-lo. Ou não!

      Obrigado pelo comentário.

      Um abraço,

      Dani Vaz – Editor

      março 21, 2012 às 4:50 AM

      • William Matos

        ok, eu apenas coloquei minha opiniao no comentario, e usei argumentos para expressar meu ponto de vista. Eu não curti apenas o fato de chamar o trabalho de decadente, achei um pouco desrespeitoso, por isso resolvi comentar, mas tudo bem essa é opinião do blog. Um Abraço

        março 23, 2012 às 1:37 AM

  2. Binho

    Voce fala de valores e só coloca (reproduz) fotos de homens semi nus… Deve estar amando essa polemica no seu blog morno!

    março 17, 2012 às 10:07 PM

  3. Binho

    Nossa que preguiça do seu texto!

    março 17, 2012 às 7:11 PM

    • Aos comentários acima:

      — Fabio, discordo (em parte). Diferente dos ensaios da Nan Goldin, que refletem a sociedade, vida real, a campanha de Sergio K me parece estereotipada. Soa fake, falsa, não é real.

      Amanda Lepore sim, se parece com Mickey — uma boneca, dura, sem qualquer sensualidade. O batom dela não fica borrado quando vai pra cama com dois homens? Pra mim, faltou verdade, tempero, vida… por isso achei pobre.

      — Binho, concordo c/ você! Pensar dá muita preguiça mesmo! Talvez por isso os equívocos na campanha.

      Obrigado pelos comentários e abraços a todos!

      Dani Vaz – Editor

      março 17, 2012 às 7:31 PM

  4. muito legal da sua parte de debater isso aqui… achei que povo poderia resolver debater mesmo, em vez de vir aqui soh bater. whatever….

    mas
    e o ser humano NAO EH pobre, pequeno, inutil e mesquinho? as pessoas nao sao decadentes e solitarias, dispostas a pagar qualquer preco por um momento de atencao??????

    a menos que vc seja o Mickey e more na disney, o mundo real aqui fora é bem parecido com a campanha do sergio k sim.

    acho que a campanha eh ruim pq nao vai vender… e se fosse um ensaio fotografico (NAN GOLDIN, cara… vc vai falar que NAN GOLDIN eh de mau-gosto tbm?) estaria OTIMO, mas como campanha realmente nao cabe nesse mundo pink que as pessoas acham que vivem.

    março 17, 2012 às 1:08 PM

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s